2014
Novo esporte na nossa escola
Vem chegando o verão
4º ano integral e a produção
de poemas digitais
Vem chegando o verão
Campeonato
organizado na última semana de Novembro pelo Profº de Xadrez Ricardo
Gesser da Costa com os alunos da Educação Integral.
4º ano integral e a produção
de poemas digitais
Profº Gabriel Seger, de Permacultura, realizando o plantio da horta com alunos da Educação integral.
Alunos
dos 3º anos (31 e 32), das Profª Tânia Giovanella e Profª Rosimeri
Petry, com apoio da Profª Cinthya Persike da Escola do Meio Ambiente de
São José e do Profº Gabriel Seger, de Permacultura, estudaram e
construiram um minhocário.
Puff feito com revistas e caixas de leite
As estagiárias do Magistério da EEB Wanderley Junior e a Profª Rosimeri Petry trabalharam com os alunos da turma 31 na confecção de banquinhos puff com materiais recicláveis como revistas e caixas de leite.
Turma 21 estudando a abelha e o mel
(Profª Marilene Prates)
Musical "Brincadeiras de criança"
(Turma 51 e Profº Helbert Silveira)
A brincadeira faz parte do universo das crianças e consequentemente
contribui no processo de aprendizagem. Os jogos permitem trocas de
papeis e assim uma posição diferente nas relações. Desta forma este
musical apresenta algumas dimensões da infância, dentre elas, a
espontaneidade que é uma característica da criança.
No contexto escolar o teatro assume características e funções pedagógicas e não apenas técnica. Pensando no cotidiano vivido pela criança, o musical se divide em seis pequenos atos que tentam trazer ao público e a todos nós que estamos envolvidos no processo, algumas reflexões sobre as brincadeiras na infância.
No contexto escolar o teatro assume características e funções pedagógicas e não apenas técnica. Pensando no cotidiano vivido pela criança, o musical se divide em seis pequenos atos que tentam trazer ao público e a todos nós que estamos envolvidos no processo, algumas reflexões sobre as brincadeiras na infância.
No primeiro ato estão presentes, como
figuras principais, a bonequinha e o soldadinho de chumbo, que as
crianças não querem mais brincar.
No segundo ato, o elemento central da reflexão é a espontaneidade e alegria de brincar de esconder.
No terceiro ato é trazido para a reflexão o futebol, que é o sonho de
muitas crianças, a alegria, a diversão e tantos outros adjetivos que
aqui caberiam. É uma das principais brincadeiras das periferias do
Brasil.
No quarto ato, o jogo simbólico é manifestado através das
brincadeiras de casinha, escolinha e mercadinho. É a oportunidade de
imitar aos adultos e demonstrar como as crianças aprendem observando e
convivendo com as pessoas.
O quinto ato traz à tona o
encantamento que as pipas causam nas crianças. Os olhos brilham com as
cores vibrantes, com o sopro do vento nas árvores e o azul do céu a
esperar a dança das pipas.
No sexto e último ato, trazemos para a
reflexão os elementos da modernidade, onde muitas brincadeiras são
vivenciadas através dos elementos modernos e tecnológicos.
MUSICAS:
Primeiro Ato: Bonequinha e soldadinho
(Trem da Alegria – Cláudio Roberto e
Mário Antônio)
“Eu vivo tão sozinha, jogada no cantinho
boneca assim de pano ninguém quer.
O meu vestido velho começou a rasgar,
cabelo embaraçado ninguém pra pentear.
Eu sou um soldadinho, caí do cavalinho,
assim a minha perna se quebrou.
Meu dono teve pena e quase até chorou,
mas no dia seguinte ele já nem me ligou.”
Segundo Ato: Esconde-esconde
(Guilherme Partideiro - Helbert Silveira)
“Eu vou contar até dez e depois procurar,
te esconde amigo que eu vou te achar (2x)
Não vale espiar nem guardar caixão.
Sem entregar onde se escondeu.
Um, dois, três. Lá vou eu.
Eu vou te encontrar.”
Terceiro Ato: Futebol
(Guilherme Partideiro - Helbert Silveira)
“Tenho um sonho pequenino,
não sou mais que um menino,
brasileiro com a bola no pé.
E se em Deus mantenho a fé,
na benção de São José,
minha vida melhorar.
Em qualquer lugar que eu vá,
meu sonho realizar,
iluminar minha vida inteira.
Meu chinelo é a goleira,
minha grama é feita de concreto.
E é certo, se a bola não furar,
se a mamãe não me chamar,
Eu vou, eu vou.
No domingo na televisão,
essa é a minha diversão,
Tantos lances geniais,
penso até que sou capaz.
Dia a dia me divirto.
Faço gol e solto o grito
É gol, é gol. (2x)
É gol.”
Quarto Ato: Casinha
(Helbert Silveira)
“Brincadeira de casinha, todo mundo brinca junto.
Escolher as personagens. Um pra mim, um pra você.
É gostoso boneca virar bebê,
Trocar fralda, dar comida e embalar.
A professora da escolinha quer ensinar.
Palavras, contas e desenhos. Historinhas pra contar.
Corrigir e muito conversar, dar as notas,
com estrelinhas incentivar.”
Um supermercado é nossa inspiração.
Pedras, folhas e brinquedos
são produtos da imaginação.
O dinheiro são pedaços de papéis,
prateleiras de tábuas velhas,
tijolos sempre em pé.”
Quinto Ato: Pipa
(Helbert Silveira)
“Que coisa mais bonita
feita de papel e fita.
Preparar bem colorida
para o céu enfeitar.
Enrolar linha na lata
e esperar o vento soprar
para a minha bela pipa
eu poder soltar.
Vem o vento e empurra
pro mais alto no céu.
Lá habitam outras pipas
que nos meus olhos brilham. (2x)
A dança então começa.
São tantas a bailar.
Parece uma festa
com tanta gente a brincar.
Vem o vento e empurra
pro mais alto no céu.
Lá habitam outras pipas
que nos meus olhos brilham. (2x)
Sexto Ato: Modernidade
(Helbert Silveira)
Música instrumental.
Agradecimentos:
Profª Lúcia Ocker – Diretora CEM Santa Terezinha.
Profª Beatriz Nilcéia Fernandes da Silva - Teatro.
Profª Marli Geraci, Profª Eulina Beltrami e Profª Simone da Silva – Cenário.
Profº Felipe Jakubiak (Foca) – Produção, arranjo, técnico de gravação, masterização, percussão, berimbau.
Profª Lucilla da Silva e Jéssica Lisboa – Maquiagem.
Profº Carlos Guilherme Antunes (Guilherme Partideiro) – Violão 7 cordas, cavaquinho, tantam, arranjo.
Profº Helbert Silveira – Violão, produção.
Marcelo Raupp – Baixo.
Vinícius (Vinie Dixie) – Violino.
Gabriel Guimarães – Trompete, trombone.
Marcelo Barbosa Cruz – Pandeiro.
Claudio Mazza – Bateria
Vasos de flores decorados de garrafas PET
Trabalho realizado pelas estagiárias do Magistério da EEB Wanderley Junior com os alunos da turma 42 (4º ano integral), orientados pela Profª Luciana Muniz Farias e Profª Tatiana Passig.
As estagiárias do Magistério e a Educação Integral
Atuação das estagiárias do curso de Magistério da EEB Wanderley Júnior, na Educação Integral, sob coordenação da Supervisora do CEM Santa Terezinha e Professora do Magistério, Profª Luciana Muniz Farias.
Atividades físicas na mata
Atividades físicas com turmas da educação integral, com os Profºs, Erica Lopes (ed. Física), Felipe Jakubiak (Capoeira) e Gabriel Seger (Permacultura), realizadas na mata localizada na parte de trás da escola.
A educação Integral e seus vários cenários
Turma 51 (5º ano) com o Profº Helbert Silveira ensaiando ao ar livre para a apresentação do seu musical, enquanto a Turma do 2º ano ensaia a sua apresentação para o dia da consciência negra com o Profº Felipe Jakubiak, de capoeira.
Visita dos Professores à Oficina do Aprendiz
Visita realizada ontem (29-10-14) à Oficina do Aprendiz, Fábrica e loja de brinquedos de madeira, localizada no Campeche, Florianópolis, SC. (http://oficinadoaprendiz.com.br/)
Que Halloween, que nada. 31 de Outubro é o Dia do Saci
Trabalho de desenho e pintura realizados pelas turmas da Ed. Integral da escola, coordenados pelo Profº Felipe Jakubiak, de capoeira.
Horta Vertical de Garrafas PET
Alunos dos 3º anos (31 e 32), das Profªs Rosemeri Petry e Tania Giovanella, com o apoio do Profº de Permacultura Gabriel Luiz Seger desenvolveram uma horta vertical reutilizando garrafas PET.1º ano fazendo bolo da chocolate
Profª Angela Vieira e sua turma com a "mão na massa".
Movimento e Arte
Trabalho realizado pela Profª Érica Lopes (Ed. Física) com os alunos dos 5ºs anos
LAPIS-UFSC exibe animação Super Plunf
Exibição na escola do curta metragem de animação Super Plunf, produzido pelo LAPIS-UFSC e conversa da Profª Renata Apgaua Brito com os alunos após a exibição.Xadrez na sala de informática
Tudo bem ser diferente (Todd Parr)
O Profº Ricardo Gesser da Costa
(Xadrez) trabalhou com as turmas da educação integral o livro de Todd
Parr, o qual aborda temas como respeito e amor ao próximo. Após a
leitura e interpretação da história, foi utilizado tampinhas de garrafas
PET resultando num belo trabalho coletivo de todas as crianças.
Pela preservação das águas e das matas
Produção textual da turma 32 (3º ano Integral)
da profª Tânia Giovanella
Turma 42 (4º ano) - Estudando os papiros e Hieróglifos
Profª Simone da Silva
Turma 11 (1º ano) canta para seus colegas
Jogo da Mancala
Profº Felipe Jakubiak (Capoeira) com a turma 11 (1º ano Integral) na sala de informática praticando o jogo da Mancala.
Clique aqui para abrir o jogo da Mancala
Técnica do Mosaico
Profª Simone da Silva e o 2º ano integral
Visita ao Centro Histórico de São José
Trabalhando o pontilhismo
Profª Simone da Silva e o 5º ano integral
Jogo da memória com a história da Capoeira
Profº Felipe Jakubiak e o 4º ano integral
Projeto Almoçando com música
A partir da necessidade de criar efetivo gosto pela leitura e de fomentar prazeres que possam ser construídos, foi dado inicio ao projeto "Almoçando com música". Esse projeto esta fundamentado basicamente em três pilares. O primeiro é a possibilidade real de aproximação com a leitura/escrita, o segundo é se apropriar da música popular brasileira e ampliar o repertório de cada criança que participa do projeto, o terceiro pilar está pautado na "belezura" e solidariedade, pois todas as sextas-feiras o grupo canta para que outras crianças almocem com um pouco de arte.
É importante ressaltar que o projeto acontece com uma turma do 5º ano do ensino integral e que faz parte da sala de aula e não é apenas um projeto extra-curricular.
Um elemento que tem feito parte de nossa rotina é a mística, que podemos chamar também de desafios para que o grupo não perca o foco e o objetivo a qual queremos alcançar ( melhora na leitura e escrita, com apropriação dos conteúdos inerentes ao 5º ano do ensino fundamental de 9 anos ).
No primeiro pilar temos grande parte do desenvolvimento de nossa ação. Pegamos a letra e estudamos, lemos juntos, conversamos para compreensão e descobertas de palavras e sentidos desconhecidos. Depois começamos a estudar a melodia para que possamos aprendê-la e ensaiá-la e por fim cantamos para que as outras crianças apreciem o almoço com músicas cantadas pelos colegas. (Prof° Helbert dos Santos Silveira)
Formação continuada com doutorandos da UFSC
Os professores da Educação integral do CEM Santa Terezinha estão em formação com os doutorandos da UFSC, Profº Anderson Carlos Santos de Abreu e Profª Paula Cortinhas de Carvalho, estudando, debatendo e montando o Currículo Integrado da Educação Integral para o ano de 2015, cujo tema central é MEIO AMBIENTE.
Álbum de figurinhas da Copa do Mundo
da Turma 11 (1º ano integral)
Educação para o Trânsito - 3º ano integral
Profª Tânia Giovanella
link para o jogo do vídeo
Aprendendo com a natureza - 4º ano integral
Profª Eulina Beltrami
Leitura ao ar livre - 4º ano integral
Profª Tatiana Passig
1º ano integral e a lousa digital
link para jogos de alfabetização on-line
1º Conselho de classe da Educação Integral
2º ano (Profª Marilene), o material dourado
e a lousa digital
Projeto de Compostagem é desenvolvido pela Escola do Meio Ambiente de São José e SESC-SC, com participação de alunos da Educação integral do CEM Santa Terezinha
A Escola Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Centro Municipal de Educação Ambiental Escolar do Mar, promove curso para o aprimoramento das técnicas de compostagem. A ideia é trabalhar com os alunos o aprendizado sobre o descarte correto dos resíduos orgânicos e seu tratamento final.
O projeto é realizado em parceria com a coordenadora do Sesc (Serviço Social do Comércio) Marcela Gandolfi, e com os palestrantes Julio Maestri e Alexandre Cordeiro, representantes da Cepagro (Centro de Estudos e Formação da Agricultura de Grupo), instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que desenvolve programas de agricultura ecológica, buscando promover a agroecologia.
2º anos
3° anos
4º anos
5° anos
Profº Felipe Jakubiak e o 4º ano integral
Projeto Almoçando com música
A partir da necessidade de criar efetivo gosto pela leitura e de fomentar prazeres que possam ser construídos, foi dado inicio ao projeto "Almoçando com música". Esse projeto esta fundamentado basicamente em três pilares. O primeiro é a possibilidade real de aproximação com a leitura/escrita, o segundo é se apropriar da música popular brasileira e ampliar o repertório de cada criança que participa do projeto, o terceiro pilar está pautado na "belezura" e solidariedade, pois todas as sextas-feiras o grupo canta para que outras crianças almocem com um pouco de arte.
É importante ressaltar que o projeto acontece com uma turma do 5º ano do ensino integral e que faz parte da sala de aula e não é apenas um projeto extra-curricular.
Um elemento que tem feito parte de nossa rotina é a mística, que podemos chamar também de desafios para que o grupo não perca o foco e o objetivo a qual queremos alcançar ( melhora na leitura e escrita, com apropriação dos conteúdos inerentes ao 5º ano do ensino fundamental de 9 anos ).
No primeiro pilar temos grande parte do desenvolvimento de nossa ação. Pegamos a letra e estudamos, lemos juntos, conversamos para compreensão e descobertas de palavras e sentidos desconhecidos. Depois começamos a estudar a melodia para que possamos aprendê-la e ensaiá-la e por fim cantamos para que as outras crianças apreciem o almoço com músicas cantadas pelos colegas. (Prof° Helbert dos Santos Silveira)
Formação continuada com doutorandos da UFSC
Os professores da Educação integral do CEM Santa Terezinha estão em formação com os doutorandos da UFSC, Profº Anderson Carlos Santos de Abreu e Profª Paula Cortinhas de Carvalho, estudando, debatendo e montando o Currículo Integrado da Educação Integral para o ano de 2015, cujo tema central é MEIO AMBIENTE.
Álbum de figurinhas da Copa do Mundo
da Turma 11 (1º ano integral)
Educação para o Trânsito - 3º ano integral
Profª Tânia GiovanellaAprendendo com a natureza - 4º ano integral
Profª Eulina Beltrami
Leitura ao ar livre - 4º ano integral
Profª Tatiana Passig
1º ano integral e a lousa digital
link para jogos de alfabetização on-line
1º Conselho de classe da Educação Integral
2º ano (Profª Marilene), o material dourado
e a lousa digital
Projeto de Compostagem é desenvolvido pela Escola do Meio Ambiente de São José e SESC-SC, com participação de alunos da Educação integral do CEM Santa Terezinha
A Escola Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Centro Municipal de Educação Ambiental Escolar do Mar, promove curso para o aprimoramento das técnicas de compostagem. A ideia é trabalhar com os alunos o aprendizado sobre o descarte correto dos resíduos orgânicos e seu tratamento final.
O projeto é realizado em parceria com a coordenadora do Sesc (Serviço Social do Comércio) Marcela Gandolfi, e com os palestrantes Julio Maestri e Alexandre Cordeiro, representantes da Cepagro (Centro de Estudos e Formação da Agricultura de Grupo), instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que desenvolve programas de agricultura ecológica, buscando promover a agroecologia.
2º anos
3° anos
4º anos
2013
Vídeo da escola na UNESCO
Livros Digitais da Educação Integral
(clique na imagem para ler o livrinho digital)
Thriller da Turma 42
Profª Daniela de Almeida - Artes Visuais
Livros Digitais da Educação Integral
(clique na imagem para ler o livrinho digital)Thriller da Turma 42
A hora do conto (turmas 21 e 22 - Profª Gláucia)
Socialização das histórias infantis para os colegas (turma 22 - Profª Morgany)
Irian - O contador de Histórias
Baile da bicharada - Turmas 11 e 12
Reunião pedagógica: Jogos educativos para reforço pedagógico
Produção de desenho digital
Turma 42 - 4º ano (Profª Beli)
Produção do livro digital
Turma 22 - 2º ano (Profª Morgany)
Produção do gibi digital da Turma da Mônica
3ºs anos Integral (Profªs Marli Geraci e Fernanda Machado)
Turmas dos 3ºs anos Integral visitam o circo da Turma da Mônica
Oficina de Animação com Recortes de Papel
(LAPIS-UFSC/SME de São José)
Essa oficina propicia aos participantes a vivência das diversas etapas de produção de uma animação, utilizando a técnica de stop motion com recortes de papel. Seu objetivo é preparar os professores para que eles possam produzir animações com alunos do Ensino Fundamental. Ela compreende seis momentos:
a) Introdução à metodologia e criação da narrativa;
b) Introdução aos fundamentos da narrativa audiovisual e elaboração do storyboard;
c) Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços;
d) Gravação da animação;
e) Montagem da animação, adição do áudio, título e créditos;
f) Avaliação dos resultados, esclarecimento de dúvidas e orientações visando auxiliar os professores na aplicação da metodologia com os seus alunos.
b) Introdução aos fundamentos da narrativa audiovisual e elaboração do storyboard;
c) Concepção e produção dos cenários, personagens e adereços;
d) Gravação da animação;
e) Montagem da animação, adição do áudio, título e créditos;
f) Avaliação dos resultados, esclarecimento de dúvidas e orientações visando auxiliar os professores na aplicação da metodologia com os seus alunos.
Brincadeiras cantadas - Recreadoras do SESC/SC
Nossa escola conta com a parceria do SESC-SC, renomada instituição, onde tivemos o prazer de receber a Livian e a Luana, que com encanto oportunizaram momentos inesquecíveis aos nossos alunos.
Contação de histórias na biblioteca com os 4ºs anos
Profªs Beli e Judith
Este momento literário partiu do Projeto "Guardião Ambiental" cujo objetivo é o resgate dos valores e virtudes humanas fundamentais à convivência entre as pessoas em qualquer ambiente, seja familiar, escolar ou social.
Entrega da premiação do Projeto "Arte na Natureza"
dia 04/07/13, no Horto Florestal de São José-SC
Entrega da Premiação do Projeto Arte na Natureza, na escola do meio Ambiente de São José, onde nosso aluno do 3° ano - Vinícius Lino Marega foi o grande vencedor da categoria Desenho até os 3° anos.
Formação do Ensino Integral (03/07/13) com a visita do Sec. de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário